Categorias

STF pode derrubar reeleição antecipada de Iracema na Assembleia

Uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), da qual suspendeu os efeitos da Constituição do Estado de Tocantins, vai atingir como avalanche a pretensão da reeleição da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB).

Ocorre que, no dia 25 de maio, mês passado, o ministro Dias Toffoli, do STF, decidiu favorável a liminar da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ingressada pelo PSB do Tocantins e anulou a eleição antecipada da Mesa Diretora do biênio 2025/2026, criando, assim, um impacto significativo em todas as Assembleias do Brasil.

Assim como ocorreu no Tocantins, a eleição da da Assembleia do Maranhão será antecipada para manhã desta sexta-feira (16), através de projeto que alterou o regimento da Casa.

Na decisão que impediu a antecipação da eleição, o ministro pontuou que durante um mandato, outras personalidades ou grupos políticos podem ganhar projeção e o processo eleitoral deve ser feito no mesmo ano de exercício do mandato.

“A eleição periódica é mecanismo de alternância do poder político, evitando a perpetuação de determinado grupo por período indeterminado”, ressaltou Toffoli que, também, juntou na sua decisão manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e Advocacia-Geral da União (AGU) pela inconstitucionalidade da eleição antecipada.

A reportagem procurou, mas não conseguiu contato com a presidente Iracema Vale.

Caso insista em antecipar a eleição da Mesa Diretora, partidos pretendem ingressar com Ação Direta de Inconstitucional para conseguir anular o pleito.

3 thoughts on “STF pode derrubar reeleição antecipada de Iracema na Assembleia

  1. Kkkkkk ô matéria sem fundamento.
    Após perder a mamata só resta agora atacar pra tudo quanto é lado.

    Iracema Vale, a próxima governadora do Maranhão, pode anotar.

  2. Com certeza o STF vai derrubar essa eleição antecipada,até mesmo por uma questão de jurispudencia.Agora se faz necessário alguém entrar com uma ADI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *