O Tribunal de Contas da União (TCU) analisará os contratos de repasse executados pela Caixa Econômica Federal. Serão verificados os processos de desbloqueio de recursos e de prestação de contas final. Esses contratos são instrumentos administrativos pelo qual a Caixa atua, como mandatária da União, para executar e fiscalizar transferências de recursos federais a estados, municípios e Distrito Federal. Os valores desembolsados somaram mais de R$ 4,9 bilhões entre 2010 e 2012.
Levantamento realizado pelo TCU constatou riscos como erro na documentação apresentada e em análises técnicas e inexecução das atividades pelo responsável. De acordo com a auditoria, o nível de probabilidade de ocorrência dessas falhas chega a 35%.
Para o ministro José Múcio Monteiro, relator do processo que autorizou a fiscalização, “a finalidade da auditoria é testar os controles internos e ressaltar os pontos em que há necessidade de melhoria na atuação da Caixa como mandatária da União nos contratos de repasse”.
Excelente ação do TCU. Mas deveria aproveitar a oportunidade e fiscalizar os recursos quem vêm para o Estado do Maranhão e Secretário de saúde faz a farra a seu jeito e prazer.
Mas, como se sabe, esse elefante chamado TCU, como o TCE, estão serviço dos chefões corruptos.
No TCE-MA é banca de negócio político a serviço da oligarquia. É Conselheiro acharcando prefeito e ex-prefeitos em troca de apoio político. Tem Conselheiro que seleciona o Município com prefeito pendurado e indica o advogado, que geralmente é filho do Conselheiro, ou parente ou amigo. Tem um já fez seu filho prefeito e um irmão do amigo em outro Município. É uma lastima. O maranhão todo sabe disso. que se quer, dizem alguma coisa.