A situação das escolas pelo Maranhão é crítica. Em Itapecuru Mirim, o prefeito Magno Amorim abandonou o setor no município e a cada dia os agravantes são mais perceptíveis, o que causa preocupação aos pais que não sabem o que fazer caso as crianças sejam obrigadas a abandonar as escolas.
Magno Amorim já derrubou uma escola com a promessa que de reergueria uma nova no local, mas a promessa feita a mais de um ano nunca foi cumprida e o terreno está abandonado. Enquanto isso, os alunos ocuparam um prédio que pertence ao governo do estado e foi pedido recentemente à prefeitura, pois no local funcionará uma unidade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
O prefeito ainda carrega em seu currículo de má gestão – 62 escolas inadimplentes, os professores sem salários há três meses e alunos não tem merenda. Além disso, faltam banheiros adequados, material de limpeza, material didático e algumas escolas nem energia tem. Magno ainda empregou parentes e amigos em escolas onde o número de alunos não atende a demanda por diretores e vice.
A situação não poderia estar pior, mas na última semana o teto de uma escola no bairro Torre, desabou. Por falta de reparos e cuidados os alunos por pouco não tiveram consequências piores, pois estavam em sala de aula quando a chuva que caia sobre a região causou o estrago.
Nas fotos é possível observar como está a estrutura da escola José Rodrigues Sobrinho, que é apenas mais uma entre as tantas que precisam de atenção do gestor, que parece apenas importar-se com questões de seu próprio interesse e não do coletivo.
dessenformado não foi o teto que caiu e sim uma parte do forro que é de pvc.material plastico.