A União, por meio da Procuradoria Regional da União – 1ª Região, entrou com uma ação indenizatória contra os movimentos sindicais, que participaram dos atos de manifestação, no último dia 24 de maio, em Brasília.
A ação pede R$ 1.105.057,90 (hum milhão cento e cinco mil e cinqüenta e sete reais e noventa centavos) em ressarcimento aos cofres públicos.
Foram acionados a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Força Sindical, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terram (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
Segundo a União, cerca de 35 mil pessoas ocuparam a Esplanada dos Ministérios Esplanada dos Ministérios para realização de protesto de cunho político.
Porém, após algumas horas, a manifestação se tornou “em verdadeiro exercício de barbárie e depredação do patrimônio público, com utilização de artefatos explosivos e incendiários lançados contra uma série de edifícios-sede de Ministérios e agentes de segurança presentes no local.”, pontuou a União.
A União alega, ainda, que houve participação de integrantes dos movimentos sindicais durante os atos de vandalismo e por conta disso pede o ressarcimento ao Erário.
Leia a íntegra da petição protocolada contra os movimentos sindicais