Categorias

Vereador sai em defesa dos Portadores de HIV

O vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) vai propor na Câmara Municipal a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Portadores de HIV. A decisão foi tomada após uma reunião entre o petebista e o secretário municipal de Saúde, Cesar Félix, na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Numa reunião entre técnicos da Semus e do Ministério da Saúde, também realizada na quinta-feira, foram apresentados números alarmantes da Aids em São Luís.Entre 2009 e 2012, somente na capital maranhense, morreram 442 pessoas por infecções em decorrência do vírus HIV. O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, lançado este mês, mostrou que São Luís ocupa, proporcionalmente, a quinta posição entre as capitais com o maior número de casos de Aids detectados. É a segunda cidade do Nordeste. Conforme as estatísticas, para cada 100 mil habitantes de São Luís, 42,5 estão infectados com o vírus.

A principal causa da Frente proposta por Pedro Lucas será a liberação de um recurso federal para o combate à Aids, de cerca de R$ 2 milhões, que está parado. “Vamos sensibilizar o secretário para que a gente possa dar andamento nos processos que estão aqui na casa há muito tempo, para a gente tentar combater essa doença. Dois milhões é muito dinheiro”, declarou o parlamentar.

Os recursos serão destinados para aumentar a compra de medicamento para infecções oportunistas — que são aquelas que se aproveitam do HIV para se instalar no doente; mais campanhas educativas, reforma de serviços de referências (Centros de Testagem Anônima do Lira, Anil e Serviço de Atendimento Especializado, no Bairro de Fátima), além da aquisição de uma unidade móvel para testagem e a estruturação de uma unidade de internação, voltada exclusivamente para portadores de HIV. Unidade essa que não existe hoje em São Luís.

“São Luís está em uma situação de crise. A gente está vivendo hoje um perfil epidemiológico de 30 anos, como se aqui não tivesse antirretroviral e nem camisinha. Está morrendo muita gente de Aids e são muitos casos novos”, sintetizou o Wendel Alencar, coordenador-adjunto do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.

Desde 1985, São Luís já teve 3.098 casos de Aids notificados. Pelo menos 66% desses infectados são do sexo masculino e 34% do sexo feminino. A via mais comum de transmissão da doença é a sexual, com 84% dos casos; desses, 62% são entre heterossexuais, 15% entre homossexuais e 7% entre pessoas com relação bissexual. Durante o período, 86 casos foram diagnosticados em menores de 13 anos, 98% deles expostos pela mãe durante a gravidez. Por mês, em 2012, foi registrada média de 60 novos casos de HIV na população ludovicense.

2 thoughts on “Vereador sai em defesa dos Portadores de HIV

  1. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BURITICUPU ELY JOSÉLIO MONTEIRO BEZERRA DA SILVA, DA CANO EM 14 VEREADORES E DESVIA 40 MIL REAIS DE SEUS SALÁRIOS SÓ EM 2013. OS 14 VEREADORES DE BURITICUPU RECORRE A JUSTIÇA PARA RECEBEREM SEUS SALÁRIOS DESVIADOS PELO PRESIDENTE ELY JOSÉLIO MONTEIRO BEZERRA DA SILVA.,SÓ QUE O JUIZ DA COMARCA JÁ DEU PARECER FAVORÁVEL AOS VEREADORES MAS O PRESIDENTE PEGOU BOA PARTE DO DINHEIRO E PAGOU UM ADVOGADO PARA RECORRER DA DECISÃO, NA CAPITAL MARANHENSE.SÓ QUE ATÉ O MOMENTO A JUSTIÇA AINDA NÃO SE PRONUNCIOU SOBRE O CASO.

    Gostaria que vc me enviassem seu email para que eu lhe mande fotos e noticias de nossa querida Buriticupu como a foto do presidente que desviou os salários dos vereadores.

    meu email é buriticupu2012@gmail.com mande o seu email que lhe enviarei as noticias da qui de Buriticupu ok.

  2. BOTEI FÉ NO VEREADOR AGORA.
    MUITO BOM ALGUEM TER ESSA IDÉIA DE APOIO FRENTE A EPIDEMIA ALARMANTE QUE HOJE EXISTE NO MARANHÃO, SR. VEREADOR, GANHOU PONTOS COMIGO..MAIS UM VOTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *