Categorias

Vídeo mostra policiais federais vasculhando sede da Prefeitura de Paço do Lumiar

Vídeo divulgado nas rede sociais mostra policiais federal vasculhando a sede da Prefeitura de Paço do Lumiar, administrada por Paula da Pindoba, durante a operação Mustache, deflagrada na manhã desta terça-feira (12).

No local, que também funciona o Centro Administrativo do Executivo Municipal, a PF apreendeu documentos e computadores visando fundamentar a investigação que está em andamento sobre o desvio de verba pública federal da saúde e da educação.

A gestão de Paula da Pindoba. juntamente com outras Prefeituras do Maranhão e do Piauí, usou o endereço de uma barbearia de Teresina (PI) para fraudar licitações.

Segundo informações, as investigações iniciaram a partir de levantamentos realizados pela CGU (Controladoria-Geral da União), em 2020, referentes ao acompanhamento de contratações destinadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Piauí. Após as análises de algumas contratações, identificou-se a participação de uma empresa suspeita de pertencer a um “laranja”.

Diante disso, os auditores identificaram a participação de outras empresas e pessoas que atuariam de forma coordenada em contratações públicas, especialmente dissimulando concorrerem entre si, resultando em contratações com preços superfaturados.

Os auditores constataram, ainda, que as suspeitas de fraudes em contratações públicas praticadas por esse grupo estendiam-se também a municípios maranhenses e que, tanto no Piauí como no Maranhão, essas contratações não estavam restritas ao enfrentamento da Covid-19, compreendendo diversos objetos relacionados às áreas de educação e saúde, especialmente o fornecimento de bens (tais como aparelhos de ar-condicionado, computadores e impressoras).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *