O candidato do PRTB a prefeito de São Luís, deputado estadual Dr. Yglésio, conseguiu uma liminar em mandado de segurança para participar do debate da TV Mirante, que será realizado na quinta-feira (3). A informação é do Blog do Gilberto Léda.
A decisão foi proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta quarta-feira (2).
Dentre os candidatos de partidos sem bancada no Congresso, Yglésio ficou em segundo lugar na mais recente pesquisa Quaest – definida em acordo como o levantamento a ser utilizado como base para a definição dos participantes do programa.
Ele obteve 2%, contra 3% do candidato do Novo, deputado estadual Wellington do Curso.
Ao julgar o caso, os membros da Corte eleitoral não chegaram a analisar a denúncia de fraude à pesquisa eleitoral, mas ponderaram que, dentro da margem de erro, haveria um empate técnico entre os dois candidatos.
Eles também pontuaram que garantir a participação de Yglésio seria privilegiar o direito do eleitor à informação. E deram a entender, que, se protocolar mandado de segurança parecido, o candidato do PSTU, Saulo Arcangeli – que ficou abaixo de 1% na mesma consulta -, também terá o direito de participação garantido.