O deputado Yglésio Moisés (PSB) disse, na sessão plenária desta quinta-feira (24), que “alguns municípios maranhenses estão envolvidos em supostos desvios de recursos para um procedimento definido pelo Ministério da Saúde, que inclui acompanhamento dos que foram acometidos pela Covid-19, a fim de que não tenham sequelas da doença”.
“Segundo o portal O Informante, em Pedreiras, há 39,2 mil habitantes e 6.701 casos registrados desde 2020. O município diz ter realizado 138.377 terapias de reabilitação de janeiro a agosto deste ano, o que daria quase nove sessões para cada habitante e 21 para cada caso da doença. É uma discrepância ante os tratamentos do restante do Brasil”, disse.
Conforme o parlamentar, em todo o país foram registradas aproximadamente 200 mil terapias pós-pandemia. “Isso faz com que Pedreiras e outros 18 municípios maranhenses, uma região que registrou apenas 0,14% dos 34 milhões casos de Covid-19, somem 1,1 milhão de atendimentos pós-covid no ano. É uma disparidade sem tamanho”, afirmou.
O deputado apontou, ainda, dados referentes aos municípios de Belágua e Urbano Santos e ressaltou que o problema está nas prefeituras. “Isso tudo não acontece por conta do Governo do Estado. Os prefeitos que, descaradamente, desviam recursos da saúde e não têm nenhum equipamento público”, finalizou.